segunda-feira, 21 de setembro de 2009

APRESENTAÇÃO

Serão veiculadas neste espaço matérias de interesse jurídico, especialmente no campo do direito do trabalho.

Uma das áreas de atuação do autor é a de assessoramento a empresas, como as que prestam serviços permanentes ou eventuais a bordo de plataformas de petróleo.

O tipo de trabalho envolvido nessa atividade é também denominado offshore, expressão inglesa que significa “ao largo”, a indicar, no caso, que é executado no mar.

A importância do tema pode ser medida pela circunstância de que a principal operadora offshore no Brasil é a Petrobras, em torno da qual gravitam milhares de empresas que suprem as suas plataformas de bens e serviços os mais variados (peças, equipamentos, serviços de transporte, hotelaria etc.), chamadas empresas de apoio.

A Bacia de Campos é responsável por 84% da produção nacional de petróleo, razão pela qual aqui no estado do Rio de Janeiro se localiza a maioria das empresas fornecedoras da estatal.

O trabalho em plataformas se realiza em condições muito especiais, demandando a permanência dos empregados por vários dias seguidos a bordo, em regime de confinamento, em situação de acentuado risco, sendo, por isso, disciplinada por uma lei especial, a 5.811/72.

O escopo dessa lei é, portanto, o de regular o trabalho em atividades de exploração, perfuração e produção de petróleo, bem como de refinação de petróleo, de industrialização do xisto, da indústria petroquímica e do transporte de petróleo e seus derivados por meio de dutos, cujas disposições se aplicam também àquelas empresas prestadoras de serviços de apoio.

Não obstante a inegável relevância da atividade, há pouquíssimos trabalhos doutrinários a respeito do assunto, o que dificulta expressivamente a atuação dos operadores do direito e dos departamentos de pessoal das empresas, tanto mais porque, em muitos casos, os empregados engajados nessa atividade têm os seus contratos de trabalho predominantemente executados em terra, em estaleiros, fábricas e oficinas, e, portanto, fora do campo de incidência da Lei 5.811/72.

O propósito do autor é, pois, o de concorrer para o esclarecimento da matéria, mediante a publicação de artigos e comentários, contando, desde logo, com a contribuição dos leitores.

Como, porém, o âmbito desta publicação é o direito do trabalho, outros temas serão abordados neste blog, versando as relações de trabalho em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário